golpe-maquininha-danificada-yourpay

Maquininha com visor danificado: Como não cair nesse golpe?

Com os métodos de pagamento ficando cada vez mais seguros, os fraudadores estão precisando criar novas estratégias para dar golpes. Uma fraude que está fazendo cada vez mais vítimas ultimamente é o golpe do visor danificado. 

Nesse tipo de fraude, o golpista utiliza uma maquininha com o visor quebrado propositalmente em um lugar estratégico, onde a vítima consegue verificar os quatro últimos dígitos do valor da compra. 

Por exemplo, se um jantar custou R$37,90, o fraudador coloca na máquina um valor maior, como R$2037,90. Assim, a vítima vê nos últimos dígitos que o valor da compra está aparentemente correto e efetua o pagamento. 

Esses golpes vêm sendo aplicados principalmente por entregadores de apps de delivery ou por motoristas d aplicativo. Então é importante estar atento na hora de realizar o pagamento por cartão.

Sem poder ver o números, não é fácil verificar se o pagamento está correto. Por isso, confira algumas dicas para não cair nesse golpe!

 

Verifique as condições da maquininha 

A maquininha está com o visor quebrado, comprometendo a visualização, ou aparecendo números e caracteres estranhos? Então, desconfie! Se recuse a fazer o pagamento e busque outra alternativa para acertar o valor da compra. 

O cartão também pode estar sendo clonado se você perceber que na hora que está digitando a senha, ela aparece em números no visor, isso já é um indício de que ela pode estar sendo copiada pelos fraudadores. 

Além disso, quando você for fazer pagamento por aproximação, solicite olhar o valor que o operante colocou na máquina, pois só assim você saberá se está autorizando o pagamento correto. 

 

Priorize realizar o pagamento direto nos aplicativos para evitar o golpe

Se você está utilizando apps de delivery ou viagem, priorize fazer o pagamento diretamente pela plataforma. Assim você não precisa confiar na maquininha de terceiros e qualquer problema que tiver o próprio aplicativo te dará o reembolso, sem que você tenha grandes dores de cabeça para resolver a situação. 

Vale lembrar que também é bom desconfiar de taxas extras cobradas fora dos aplicativos. Quando você contrata o serviço, eles te mostram o valor integral da compra no próprio app. Então antes de realizar qualquer pagamento além do combinado, questione o próprio aplicativo para saber se está tudo certo. 

 

Cai no golpe, e agora?

Se você já caiu nesse golpe, a primeira coisa que precisa fazer é entrar em contato com seu banco e bloquear a transação. Se o valor foi passado no crédito é mais fácil de resolver, pois o pagamento ainda não caiu efetivamente na conta. Mas se você optou pela modalidade débito, o processo é um pouco mais complicado e precisará ser acordado com o banco como deve ser feito o reembolso. 

Esse tipo de golpe se enquadra no artigo 171 do Código Penal, como estelionato, e a pena para o fraudador varia de um a cinco anos. Por isso, além de solicitar o reembolso, é importante que você também registre um boletim de ocorrência. 

 

A Yourpay simplifica os meios de pagamento para você

Aqui na Yourpay estamos sempre antenados para não deixar que você caia em golpes envolvendo maquininhas de cartão. 

Se você é varejista e precisa de um equipamento personalizado para suas demandas, entre em contato conosco!

 

Compartilhe