tendencias-de-pagamento-pandemia-yourpay

Pós-pandemia: 5 tendências dos meios de pagamento que vieram para ficar

É fato que o mundo mudou após a pandemia de Covid-19. E no mercado dos meios de pagamento não é diferente. Os consumidores tiveram que mudar seus hábitos para evitar o contato físico e é provável que essas mudanças durem até mesmo após o final da pandemia, já que trouxeram mais praticidade e facilidade para o dia a dia. 

De acordo com um estudo realizado pela Mastercard New Payments em 18 mercados em todo mundo, no Brasil 77% dos entrevistados já testaram uma nova forma de pagamento em 2021, que não teriam utilizado se não fosse a pandemia. Além disso, 83% dos participantes da pesquisa afirmaram que estão mais abertos para testar novas formas de pagamento. 

Por isso, listamos aqui quais são as principais tendências do mercado que vieram para ficar e que vale a pena testar! Confira!

 

Pagamento por Aproximação

O pagamento por contactless (aproximação), ficou muito popular durante a pandemia. Essa modalidade não se limita apenas à aproximação de cartões de crédito ou débito da maquininha, mas sim de qualquer aparelho móvel com tecnologia NFC, como celulares, relógios e etc. 

Segundo a pesquisa da Mastercard, de 2020 a 2021, houve um aumento de 51% do uso dessa forma de pagamento em todo mundo. 

 

QR Code

Outro formato que vimos muito durante a pandemia é a utilização de QR Codes para concretizar vendas. 

Com a facilidade de fazer o pagamento direto pelo celular por meio do Pix ou das carteiras digitais, muitas pessoas optam por fazer as transações direto pelo código, sem precisar digitar  ou fazer muitos passos. 

Quer descobrir quais são as vantagens de oferecer o pagamento por QR Code no seu negócio? Clique aqui e confira!

 

Carteira Digital

A carteira digital é outro meio de pagamento prático que faz com que as pessoas usem somente o celular para realizar pagamentos. De acordo com uma pesquisa da Boku, uma empresa de pagamentos móveis, até 2025 esse serviço pode contar com 4,8 bilhões de usuários, ou seja, quase metade da população mundial.

A carteira digital é um ambiente em que o usuário armazena todos os cartões de crédito ou débito que quiser para realizar pagamentos em lojas físicas ou virtuais sem precisar ter contato físico com as maquininhas e utilizando apenas o celular. 

Conheça todos os benefícios das carteiras digitais. Clique aqui!  

 

Criptomoeda

Você provavelmente já ouviu falar sobre bitcoin, aquela moeda digital que muitas pessoas começaram a investir nos últimos tempos. Ela é um tipo de criptomoeda, que é um dinheiro virtual criado em uma rede que permite a transação de dados pela internet. 

Aqui no Brasil há até estudos do Banco Central de lançar o Real Digital, uma criptomoeda brasileira que aos poucos substituiria a necessidade de cédulas de papel. Saiba mais sobre esse projeto aqui!

De acordo com a pesquisa da Mastercard, muitas pessoas ainda não entendem sobre o assunto. Mas, 77% dos entrevistados possui interesse em aprender sobre a moeda, por isso, o uso deve crescer nos próximos meses. 

 

WhatsApp Pay

O WhatsApp é um dos meios de comunicação mais utilizados atualmente. A função de pagamento foi lançada em maio de 2021, e possibilita a transferência de até mil reais por transação. Dessa forma, para ter acesso a essa funcionalidade, o usuário só precisa cadastrar o seu cartão de débito ou crédito no aplicativo e o pagamento é feito em segundos dentro do próprio chat. 

Saiba tudo sobre o WhatsApp Pay e como realizar as transferências clicando aqui. 

De acordo com uma pesquisa da empresa MobileTime, apenas 7% dos usuários no Brasil cadastraram seus cartões na plataforma. Mas, a tendência é que esse número aumente, já que 70% das pessoas disseram que conhecem essa função mesmo nunca tendo usado. 

 

Você já usa algumas dessas tendências? É sempre importante estar atualizado com as principais tendências do mercado para oferecer os melhores serviços aos seus clientes. 

Aqui na Yourpay, temos as melhores soluções de meios de pagamento para a sua empresa! Somos distribuidores das maiores marcas de maquininhas do mercado e auxiliamos você em todas as etapas, desde a compra de um novo equipamento, até  na consultoria para desenvolver a solução ideal para o seu aparelho. 

Entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar a descomplicar o mercado de meios de pagamento! 

Compartilhe